segunda-feira, maio 11, 2009

URUBUS: SENHORES DO MUNDO


"Fui no mangue catá lixo
pegar caranguejo
Conversar com urubu (...)

E com as asas que os urubus me deram um dia
Eu voarei por toda a periferia
e Vou sonhando com a mulher
que talvez eu possa me encontrar
" - Manguetown, Schico Science e Nação Zumbi

Toda vez que eu vejo um urubu, eu penso: os urubus dominam o mundo. Do alto dos postes, sobrevoando prédios, eles reinam absolutos. Abaixo deles, sacos de lixo, ratos, favelas, paisagem urbana. Os homens.

Eu imagino como pensa um urubu. “Sim, nós dominamos o mundo. Raça superior escolhida pelo criador para reinar. Todos os outros animais, abaixo, nossos escravos”. A permanência das outras criaturas é permitida apenas como ferramenta da existência dos urubus.

Eles aceitam a sociedade humana exclusivamente para servi-los. Os homens constroem postes, prédios e lixo. Assim, comemos, nos divertimos, morremos, e, quando necessário, viramos carniça para alimentar urubus. Esse é o pacto social.

Alguns podem objetar: “Mas agora nós nos enterramos. Os urubus não comem mais nossa carniça. Não obedecemos mais aos urubus”. Sim, talvez verdade. Fato que, possivelmente, causou grande polêmica entre os urubunídeos foram os enterros. “Que petulância, que arrogância dos macacos! Se rebelaram contra seus senhores. Não nos querem mais fornecer carne!”. O sinal da guerra. Por alguns dias, a raça humana beirou a extinção. Sua permanência não seria mais tolerada nesse mundo.

Mas, para acalmar os ânimos, achou-se engenhosa saída: os humanos ainda seriam escravos. Em troca da sobrevivência, cultivariam os animais como comida para os urubus. Eles teriam carniça cultivada, banquete, em formas de rebanhos de gado, de porcos – as vezes, um franguinho para variar. Nós, como raça inferior, porém, seríamos enterrados. Nossa carne não seria boa para os urubus. De tão suja, só a terra deveria comer.

E assim, senhores do mundo, os urubus continuam reinando lá do alto, regendo nossos destinos.

___________________________

Sempre mais do mesmo:

- Letra da música Manguetown (Chico Science e Nação Zumbi)
- Clipe da música Manguetown (chico Science e Nação Zumbi)
- Zeca Urubu: o urubu mais famoso da TV (ficando chapado)

2 comentários:

salihamidzic disse...

é a mais pura verdade, esse post deveria rodar o mundo ..

Gleyson Lima disse...

Na verdade, nós, das cúpulas internas e mais proeminentes do Clube de Regatas do Flamengo, já tínhamos conhecimento e estamos a par de todo o acordo pactuado em 1944. Conquanto, anos antes, já adotávamos o urubu como nosso símbolo máximo, em reverência, respeito e admiração aos "Lords of the Sky".