segunda-feira, maio 18, 2009

O MANTRA DAS POSSIBILIDADES

“Alien Matusow chama de ´um dos mais significativos acontecimentos da história dos Estados Unidos´, um grupo de hippies tentou fazer levitar o prédio do Pentágono. A imensa construção, que abriga os maiores corredores do mundo, não levitou, mas hoje se sabe que por conta daqueles hippies ela sem dúvida saiu do lugar.” – Elio Gaspari, A Ditarura Envergonhada

Eu sempre fico empolgado com toda pretensão humana de desafiar as leis da razão, com cada tentativa de rasgar o manto do possível, atravessar as barreiras da realidade, e atingir o impossível.

E, ainda quando não se consiga, eu imagino “e se tivesse conseguido”. O que teria acontecido? O que significaria? Como isso mudaria tudo? A realidade é muito boa. Mas romper os grilhões da física e do bom-senso a torna fantástica. Vivo esperando a cada momento o impossível acontecer.

E se, sentados à beira do gramado, entoando canções subversivas e mantras cósmicos, eles tivessem conseguido, tivessem mesmo levitado o Pentágono? E se Paul tiver morrido? E se Inri for mesmo Cristo – onde ele irá morar? E se ela gostar de mim?

E para encerrar, termino com um verso de uma canção do Vander Wildner, o mantra das possibilidades:

“Eu queria ter o cabelo comprido, mas eu não consigo eu sempre corto mais...” – Mantra das possibilidades, Vander Wildner