sexta-feira, maio 01, 2009


A Cuca, o feio e o mau

Quando eu era pequeno meu pai me levou para passear no “Trenzinho da Alegria”. Era uma espécie de ônibus aberto, desses turísticos, quase um bondinho motorizado, repleto de personagens fantásticos como o Mickey, a Minie, o Pato Donald, a Cuca e o Pateta. Peraê, como assim a Cuca??? Puta que pariu, foi o dia que eu mais tive medo na vida! Os piores 30 minutos da minha existência. Por que alguém acha que uma criança quer ver a Cuca? Eu chorava sem parar. Nunca me esqueci.
.
A Cuca é disparado o bicho inventando que mais assusta as crianças. Mas afinal, de onde ela vem?*

A Cuca tem origem no imaginário de Portugal, derivada da Coca, onde era representada por uma abóbora oca, iluminada, com furos imitando os olhos e boca, usada para assustar crianças – sim, e vocês pensavam que a tradicional abóbora teve origem no Halloween! Na verdade, a abóbora no Halloween também foi influência do costume português, que se espalhou por outros países europeus.

De onde nossa Cuca virou jacaré, só perguntando para o Monteiro Lobato. Não sei se foi fruto de um trabalho de pesquisa, ou se a forma crocodiliana resultou da criatividade do ilustrador. O fato é que a diaba mete medo mesmo.

_________________________

P.s.: Pessoalmente, acredito que o personagem mais assustador aqui do Brasil é a tal da mula-sem-cabeça. A história dela é realmente assustadora, com todos os elementos de uma grande história de horror. Cheia de tragédia, luxúria, religião, amor proibido, culpa. Acho que merece um resgate.
O conto do menino do pastoreio é o mais dramático. E, para não me acusarem de bairrista, lá de fora, o conto da vendedora de fósforos também é muito triste.

Depois eu faço um “top list”.


_________________
Sempre mais do mesmo:

Um comentário:

Bruno Maia disse...

Caralho cara ! eu me lembro muito bem dessa Cuca !! era muito tosca !