O mundo vai acabar em 2012, disse o calendário Maia. Será mesmo o fim da odisséia humana na terra? Estariam certos os Maias? Estaria certa a música da banda EVA?
Segundo o calendário Maia, algo de muito grave irá acontecer no solstício de inverno em 21 de dezembro de 2012. Para piorar, os cientistas, apoiados em cálculos complicados e diplomas carimbados, dizem que – coincidentemente (ou não) – a terra estará alinhada com o sol e com o centro da Via Láctea. Esse alinhamento cósmico poderá causar distúrbios no campo magnético e provocar o fim-do-mundo.
O calendário Maia era muito preciso e eles conseguiram prever vários acontecimentos, como a chegada do homem branco na América. Soma-se a isso o fato de várias outras culturas, em épocas diferentes, também profetizarem o fim dessa era na mesma época. Assim previu o oráculo grego da Síbila, e também os cientistas com o distúrbio do campo magnético.
Enfim, 2012 será o fim da odisséia humana na terra?
Seja como for, acreditamos na volta do Rei Dom Sebastião, de Portugal, para nos salvar. Desaparecido na guerra contra os mouros, a lenda conta que voltará (num dia de nevoeiro) para nos salvar - ou quem sabe, de Ulysses Guimarães...!
_____________
Para entender melhor:
- Dom Sebastião foi rei de Portugal e que desapareceu misteriosamente após uma batalha contra os mouros em Alcácer-Quibir, no Marrocos, em 1538.
- As torres encantadas da catedral de Dom Sebastião ficam em Taperoá, em Pernambuco. Pelo menos assim acreditava João Ferreira Quaderna. Em 1838, João Ferreira se proclamou legítimo rei do Brasil, e, junto com seus súditos, descobriram que se fosse derramado sangue humano nessas torres, elas seriam desencantadas e Dom Sebastião voltaria para salvar o mundo. Após muitas mortes, a polícia conseguiu prender João Ferreira e seus fanáticos religiosos. Esse fato real inspirou o romance a Pedra do Reino, de Ariano Suassuna.